terça-feira, 20 de novembro de 2012
"As Trilhas daqui, não são como as de lá..."
Pessoal, fazer trilha é muito legal. Mas tem que ser “trilha” mesmo, daquelas de abrir porteira, subir morro por onde o gado passa e entrar pelo mato seguindo os caminhos sinuosos, percorrendo aquela trilha que
somente comporta os pés humanos que a desenharam no solo, ocasionando até um certo desnível acentuado em alguns lugares... atravessando igapós, subidas Íngremes e trechos de areião e pedras soltas, bem como adentrar na mata fechada e ficar esgotado de tanto passar a moto em troncos.
Tornado x crf...
Inicialmente, eu achava que a melhor moto para trilha era a tornado (xr250 Tornado - Honda), até por que ela foi a Rainha das Trilhas e quem é rei nunca perde a majestade (lí isso em um site de trilhas e demorei para me convencer do contrário). E lá fui eu de Tornado, como tantos outros trilheiros que conheço… terminava as trilhas completamente cansado, destruído. Muito mais cansado do que meus colegas de CRF 230, XR200... E a moto sofria, vê-se claramente que uma Tornado bem preparada, apesar de ótima moto, não tem a resistência e a leveza de uma CRF 230F para a prática desse esporte, e na hora do atoleiro isso faz falta.
Vamos agora resumir essa história toda sobre andar na terra: “Trilha” é trilha mesmo, ou seja, não é “andar na terra” como muitos dizem. “Trilha” não passa carro, mal passa cavalo, e é um esporte que requer uma moto de esporte, sem IPVA, placa, etc. Aqui em minha região a CRF230F é a mais comum, mas se vê várias KTM, WR,CRF 450, DR400...além de algumas Kawasaki e outras motos importadas, mas também temos uns franksteins derivados de Xr200, Nx 200, entre outras.
O importante para esse esporte é o peso! O resto também tem sua importância, mas a diferença entre o bom e o ótimo está mesmo no peso da moto. Motos com cerca de 100 kg bem maleáveis são as mais
indicadas, acima de 130 kg a coisa começa a ficar complicada — a Tornado fica nesse patamar, bem como a Suzuki DR 400 que tem o dobro da potencia da CRF 230.
O ideal é ter também simplicidade mecânica, coisas que não impeçam a moto de continuar andando no caso de uma queda mais grave. Aqui temos um debate sobre as motos com refrigeração liquida que podem vazar pelo radiador após uma queda e simplesmente parar.
Panelinhas x Trilha
Eu normalmente sou muito observador e não passou despercebido, que não só na trilha, mas também em outros circulos onde a moto é a liga da "mistura", que a exemplo de outras circulos de amizade, geralmente se tenta excluir do 'meio da turma', quem tem uma moto "inferior" seja em potencia ou na idade da moto, estratificando em camadas o que teoricamente deveria único - um grupos de pessoas que gostam de trilhas.
Normalmente, observo que os “trilheiros profissas” geralmente competidores de ENDURO, não gostam de andar com gente que “trava trilha”, o que inclui os pilotos ruins de braço, os fora de forma física, aqueles que andam com motos muito velhas (que quebram mais) e, em certos casos, aqueles “não muito bons” que usam motos com refrigeração liquida. Só os pilotos “muito bons” é que são perdoados em qualquer circunstância ou moto… Lembre-se disso: respeito na trilha é pelo “piloto” e não pela “moto”. Não tente compensar sua falta de braço com uma moto importada de alto preço…
Quando a Trilha acontece essa "estratificação" que falei, se põe em prática, pois geralmente os "trilheiros profissas" saem desesperados, como se estivessem escutado alguém gritar: "pega ladrao" !!!
Algumas vezes competindo perigosamente entre si, sendo que sempre há um hiato entre o 1º pelotão e a turma que quer fazer trilha de verdade, se ajudando nos obstáculos e curtindo a paisagem e tomando banho em algum igarapé de águas frias.
Sobre a CRF230F
Particularmente, apesar de fazer trilha em uma Xr200 preparada, noto que mesmo gastando uma dinheirama no motor e suspensão a CRF230, estará sempre anos-luz a frente...pois é uma moto que necessita de
pouquíssimos ajustes/acessórios para encarar uma trilha, já que foi concebida para este fim. É uma moto que permite o piloto evoluir muito até chegar ao limite da motocicleta, é leve, forte, barata de comprar e de manter e tem um bom valor de revenda. A TTR 230 da Yamaha não goza do mesmo prestigio aqui no Norte, e os números de vendas no Brasil comprovam essa falta de reconhecimento pelos trilheiros. As importadas carecem de mão de obra especializada e peças, o que eleva o custo de manutenção.
Me diga qual sua moto e te Direi quem és...
Nas Trilhas vemos claramente 03 tipos de “piloto”:
- Os “endinheirados ruins de braço” tentando compensar na moto sua falta de habilidade;
- Os “pilotos” de verdade, que já ultrapassaram os limites das CRF230 e similares.
- E os bajuladores, que não são nem abastados financeiramente e tampouco são bons pilotos, são apenas pessoas que sabem andar de moto e estão passando uma chuva na trilha, assim que aparecer um esporte
mais interessante abandonam as trilhas e vão bajular os novos "papas".
Os 'pilotos de verdade' são respeitados, e os 'endinheirados' são constantemente alvos de chacota nos neutros e nas mesas de bar. já os bajuladores estarão sempre enchendo o saco de alguém...
(adaptado de: http://www.bestriders.com.br/2011/11/30/andando-na-
terra-tornado-crf-230-e-xt600e/?replytocom=6991)
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