segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Diário de Bordo-Xr250 Tornado "Red"/2007.


Bom amigos, por muitas vezes encontro pessoas querendo informações sobre consumo, peças, autonomia, e despesas de modo geral da tornado.
Tive uma Tornado "black" 2008, que me proporcionou muitas alegrias, rodei 50.000 kms com ela fora a Km que ela já estava (17000), nesse meio tempo tive que fazer algumas manutenções de rotina e substituições de peças ocasionadas pelo uso.
neste diário de bordo pretendo colocar todas as informações relevantes ao uso e manutenção da tornado no dia a dia, lembrando que percorro uma faixa de 140 kms diários.

Vamos lá então:

Xr250 Tornado "red"/07

Aquisição: 15/09/2011

km: 15.450
estado geral: boa

protetor de mão sem alma de aluminio, sem protetor de disco;

carenagens: aletas e lateral em bom estado com alguns discretos riscos, mascara dianteira muitos riscos;

Motor e carburador: motor redondo e carburador bem regulado sem os "gasps" tradicionais;

Embreagem e marchas: embreagem baixa, engates precisos, só que bruscos;

pneus: Dianteiro - metzeller original precisa trocar (urgencia); levorin dual sport traseiro ainda roda uns 2000km.

relação: coroa em bom estado, corrente e pinhão trocados da "black".

peças trocadas da preta p/ red: tampa bobina partida, bagageiro, lampada farol motovision, cabo velocimetro, filtro de espuma, pinhão novo e corrente retentorizada;

>>>KM 15630:
troca oleo e filtro - oleo Lubrax/filtro valflex; o filtro antigo literalmente se desmanchou qdo foi tirado, pelo amor de Deus, nao ponham esses filtros fuleiros de 2 reais, não prestam prefira Valflex, Cofap...

>>>16068:
Troca Pneus: Dianteiro Levorin Duna Evo; Traseiro Levorin Dual Sport.

>>>16150:
Moto falhou muito e em alguns momentos chegou a estancar, começa falhando e depois estanca, na noite passada coloquei gasolina que tirei da moto de trilha e tava suja, sorte que a tornado tem filtro de gasolina logo apos o registro do tanque, mesmo assim com a moto falhando rodei 140 kms, fui e voltei à belém. na volta encostei na oficina de confiança e constatei o que desconfiava o filtro de gasolina já tava bem sujo acabou por ficar bem comprometido. quando tentávamos soprar mesmo o ar passava com dificuldade - troquei logo por outro e acabou-se o problema - fica a dica, nesses postos e gasolina nada confiáveis o filtro de gasolina ajuda a evitar que sujidades entrem no carburador ou corpo de injeção e comprometam a motoca.

>>>17561:
Troca da corrente HAMP, que tinha trocado da antiga tornado, pra essa, com 02 retentores estourados e um barulho infernal, não tive escolha, comprei uma corrente KMC retentorizada (95 dilmas). não compro mais kit HAMP, uma porcaria a corrente agora que estava iniciando o terceiro pinhão. uma dica: guardar a emenda, pois ninguém sabe qdo a corrente vai quebrar.

>>>18025: troca de oleo LUBRAX, que possui as mesmas especificaçoes do YAMALUBE - 20 W 50 JASO MA API SL, entretanto estou na segunda troca com o LUBRAX e o cambio não tah aquela manteiga que fica com o YAMALUBE. Pra acabar de completar, fui trocar o óleo em casa e a moto tava com motor frio e o parafuso do óleo, não quis sair nem por decreto, mesmo esquentando a moto, resultado comi a cabeça da rosca do parafuso. No outro dia levei a uma oficina e conseguiram tirar usando uma talhadeira e um martelo, substituiram o parafuso por um da titan 150, achei estranho, pq pra mim só pegava o da tornado e pronto, mas vedou legal e até agora nenhum problema, a não ser que tive que tirar excedente de óleo da moto assim que cheguei em casa, não sei quem falou que o motor da tornado pega 02 litros de óleo, logo vi o mecanico despejando os dois litros de óleo, não falei nada, qdo cheguei em casa aferi o nivel tava acima da marca, ora bolas era pra estar mesmo, o normal é 1,8l qdo se troca o filtro e 1,5l a troca normal, tirei a tampa e virei a moto e tirei o excesso, afinal não quero forçar as juntas e retentores do motor.
Muita atenção qdo forem trocar o óleo, já li casos de quebra do bloco do motor pq apertaram demais o parafuso do óleo; outra coisa deixem esfriar o motor, trocar o oleo com motor quente pode apertar ainda mais o parafuso devido a dilatação que acontece com os metais.

>>>18155: aconteceu o que eu previa, olhei embaixo do motor a arruela não tava bem ajustada no parafuso e há um discreto vazamento de óleo do motor, nada extraordinário, mas vou arrumar isso logo :( - como descobri? pingos de óleo no chão.

>>>19350: Troquei o óleo da tornado e mandei ver a bronca do parafuso fuleiro do óleo; aproveitei uma promoção da Amazon Motos castanhal concessíonária Yamaha e troquei o Lubrax que até então vinha testando pelo yamalube e pra mim óleo é yamalube, já usei Mobil preto, Castrol, e por último o Lubrax. o yamalube tá custando na faixa de 16 dilmas e o lubrax 10,50-13 reais. pra mim o câmbio manteiga que o yamalube deixa, compensa essa diferença.

>>> 20040: to muito puto, a corrente KMC zero bala, arrebentou ontem, nem tava correndo muito nem forçando ela, logo agora que ia trocar a coroa e pinhão pra viajar tranquilo, agora vou ter q comprar um kit zero bala haja $$$$. essa KMC só rodou 2479 kms e só, ontem a noite olhei e parece que ela não quebrou na emenda, se for o caso perdi a corrente q não uso nem a pau uma corrente com 02 emendas, agora se ela rompeu na emenda, vou arrumar outra ou ajeitar a que to usando faltam apenas os anéis de borracha (retentores), que tirei pra facilitar a troca, já tava tarde e não tava conseguindo emendar a corrente.

>>> 20050: revisão geral e lubrificação para viagem a bahia, a corrente KMC que quebrou foi na emenda, tasquei um kit kmc zero bala na motoca e to com a emenda da antiga pra alguma emergencia (espero não precisar.

>>>Na viagem à Bahia que acabou se estendendo até o Rio de Janeiro e retorno via São Paulo pela Rio-Santos, fiz 02 trocas de óleo Yamalube, uma em porto de galinhas-Pe e a outra No RJ, e outra já em castanhal/pa, acredito que rodei uns 4000 kms com esse óleo trocado no RJ... de anormal ocorreu apenas uma pane no painel que apagou e ora acendia ora apagava, foi resolvido em Teixeira de Freitas-Ba, quando resolvi abri a caixa de fusível que fica abaixo da carenagem esquerda, que se retira com uma chave L-8; só troquei pelo reserva que tem na caixa e pronto; o Painel voltou, acredito que tenha rodado mais de 2000 km com o painel apagado.
- Retornei da viagem e o Pneu levorin traseiro já está com mais de 14.000 kms e ainda roda mais uns 2000 kms; o Kit KMC tá durando, já troquei o pinhão que usei durante a viagem e tasquei um novo, esse kit já está durando uns 11.000kms e vai durar pq ainda não tem nenhum rolete quebrado :); O pneu dianteiro parece zero bala, rodei muito com ele e nem tchum parece que vai rodar uns 30 mil kms ou mais;

>>>32.200 kms - Fiz a revisão da Tornado que desde que retornei da viagem ainda não havia feito, nessa revisão foi verificada a folga das válvulas, 03 válvulas estavam presas (carbonização); regulagem do carburador; limpeza da caixa de fusiveis (origem do problema do painel) e lubricação do link e dos eixos D e T.
foi trocado ainda o òleo e filtro e a junta do cabeçote. O pneu levorin T já está com mais de 16.000kms e espero trocá-lo em fevereiro qdo sair o pagamento ;)

>>>23/01/2012 - pow hj foi froids, a tornado passou quase duas semanas sem uso, hj cedo qdo fui ligar ela não quis pegar, bati várias vezes o start e nada, até que descarregou a bateria, agora f..., abaixei o afogador e girei o parafuso da aceleração e fiz ela pegar no tranco, e fui trabalhar até agora nem tchum...

>>>35.000 km - Troca Oléo yamalube, filtro combustivel e troca da corrente por uma seminova, coloquei um pinhão e coroa novos; Troca Pneu Traseiro Levorin Duna; agora estou com 02 levorin duna um na D e outro na T; andando percebo que eles são barulhentos apartir de 80 km/h eles cantam que é uma beleza :).
- Complementando, o cara que trocou esse óleo fez uma verdadeira lambança, primeiro esqueceu de colocar o parafuso do bujão e quando colocou o óleo por cima o mesmo começou a sair por baixo :(;
Outra presepada que antecedeu a esta foi que o mesmo afrouxou e soltou aqueles dutos que levam o óleo para o radiador, nunca tinha visto ninguem fazer isso, segundo ele era pra drenar o oleo que tava neles, fazia sentido...tsc, tsc. resultado comecei a ver um melado na tampa do filtro de óleo mas não dei bola, aí esse melado se tranformou em gotejamento, quando pilotava a barra da calça ficava respingada, comecei a ficar esperto e verifiquei o nivel do óleo - tava normal; fiz mais umas duas viagens e qdo fui ver estava na metade da vareta indicadora, poutz; fiz uma viagem de 70 km e parei numa oficina pra completar o nível do óleo, pra minha surpresa, os +/- 300 ml que havia colocado na manhã, parece que completaram o nível, o mecanico passou silicone entre o anel de vedação e a tampa do filtro de óleo e até agora tá resolvendo. na px troca vou mandar ver isso direito.
 >>>37.000 km - troca da vela, a moto não queria pegar e estava fazendo 26 km/l mesmo andando na maciota; foi trocada a vela e estou achando que o motor voltou a ficar redondo. Esqueci de falar que estou rodando já uns mil e poucos kms com o retentor direito da bengala estourado e noto também que a bateria não aguenta ficar 01 semana parada que arria, breve terei que trocá-la, mais urgente são os dois retentores das bengalas será apenas uma questão de tempo para o outro abrir o bico já que está sobrecarregado.
>>>37.400 km - troquei os retentores das 02 bengalas e aproveitei e mandei regular e limpar o carburador. depois dessa limpeza associado ao abastecimento num posto confiável e andando na maciota consegui a minha melhor média com essa Tornado = 229 km antes de dar reserva, ela fez quase 29 km/l !!! sinceramente não sei se conseguirei repetir essa média.
>>> 25/06/2012 - Quebra da corrente que já estava com 05 roletes quebrados, e já estava rodando com ela nessa situação quase 01 mês, já tinha comprado a corrente nova, porém não queria colocar em cima do pinhão e coroa antigos e muito gastos, tava esperando sair meu pgto pra comprar um pinhão e coroa novos pra então colocar tudo zero bala pra desgastar por igual. entretanto ontem ela rompeu na cidade e não tive outra escolha a não ser colocar a corrente nova, mas estou andando em uma biz poupando a corrente.
engraçado que os roletes que quebraram estavam proximos da emenda e ela partiu na emenda. daria pra colocar uma outra emenda, mas não vou fazer isso. A motoca vai ficar de molho até segunda, então terei que desligar o pólo positivo da bateria pra ela segurar a carga até segunda. detalhe: motocapital se aproximando...
>>> 47.746 km (04/07/12) - Dia do feriado nacional americano e dia da volta ativa da tornado que ficou parada mais de 01 semana. Pois bem, cedo liguei o cabo positivo da bateria e belisquei o start e vualá, pegou de 1ª. hj troquei a coroa e pinhão e troquei ainda o filtro de ar e de gasolina, bem como as lonas de freio traseiro que agora usarei da XLX da marca fabreck, conforme recomendação do tornadeiros.com.agora a tornado tá com relação 100% nova. pendente só a troca de oleo e filtro.
>>>13/08/2012 - Sábado passado troquei o óleo, px troca terei que retirar o silicone que passei na tampa pois não botei fé no O'ring que veio com o filtro. e será troca completa filtro + oleo.
esse mês ultrapassei a km de troca e qdo arriei o óleo vi que ele tava bem escuro. esse mês ficarei mais atento. um fato que venho notando é que quando aciono a embreagem a mesma tipo que demora voltar, achava que estava com folga excessiva, na verdade é o cabo que já está com a lubrificação vencida e está prendendo o retorno.
>>>52.500 kms - é isso mesmo minha tornado já é uma senhora Tornado com mais de 50.000 rodados!

Vamos lá atualizar isso aqui, a tornado está novamente com buracos na aceleração, e falha um pouco, uma carburação cairá bem.
Tive que trocar a bateria da tornado por uma nova, a original durou 05 anos, lembrando que ela é 2007...o sintoma clássico que sua bateria tá levando o farelo é que o relógio do painel começa a desconfigurar e os trips parciais voltam ao zero toda vez que vc liga a moto, foi assim até o momento que do nada a moto não ligou mais e só dava um barulho TEC-TEC ao acionar o botao <start> e só pegava no tranco.
Comprei uma bateria YUASA original pois tem itens que não economizo e bateria é um deles, achei de 211 dilmas e acabei comprando uma de 150 dilmas diferença de 60 dilmas...a bateria vem com uns frascos contendo uma solução que deve ser colocado nos orificios correspondentes e fechada a tampa e deve ser dada a carga inicial que varia de amperagem e tempo, fiz a mais rápida com carga de 1 hora.
bateria ativada e funcional coloquei na tornado e testei, pegou de 1ª.
Aproveitei e comprei um pneu Dianteiro novo (levorin duna), já que o antigo (tb duna) já estava passando da hora de trocar. total da brincadeira bateria 150+130 pneu = 280, Tornado de batera nova e pneus bons - não tem preço ;)

>>> Janeiro/2013: A tornado vermelha foi vendida com exatos 63.000 kms rodados de muita alegria sem nunca me deixar na mão! excelente moto com a qual continuei aprendendo sobre mecanica e manutenção de motos!

Adquiri uma teneré250cc da Marca Yamaha, alías minha 1ª Yamaha, vamos ver como se comporta e a exemplo da Tornado farei um diário tb aki do lado direito do Blog!


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