segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

A caminho de Casa - Guaíra-To a Castanhal-Pa

3º e último dia de viagem, que ansiedade de chegar em casa..., na Noite anterior estive vendo a rota, e descobri que poderia fazer o retorno tb por Marabá-pa, se não estivesse tão afim de chegar quem sabe não iria por lá, afinal não conheço essa parte do estado.
peguei a estrada as 6 e meia, e como falamos por aqui - chinelei, antes olhei a corrente achei que ainda dava pra tocar estava com plano de parar em Araguaína-To pra regular a corrente, quando passei por lá não vi nenhuma oficina e a cidade estava muito movimentada não quis parar.
Passei por Wanderlandia, Tocantinópolis.Ainda no tocantins paro pra lanchar isso era umas 9hs e qdo retorno, vou lubrificar a corrente, qdo vem um caminhoneiro e começo a conversar com ele, ele fala que já teve uma tornado e olha o pneu traseiro, e me mostra que está um pouco murcho, nem tinha percebido, trato logo de calibrar e ficar de olho nele. Entro no Maranhão, logo estou em Imperatriz, o portal da amazônia segundo um pórtico da cidade, então tah...; onde almoçei e logo estou na divisa PA/MA, Chego em Dom Eliseu, Ulianópolis, Paragominas onde parei pra lanchar e descansar um pouco eram 4 hs; Ví uns caras parados px a lanchonete e fikei esperto... retornei a estrada 4 e meia e segui, passando algumas cidades conhecidas Ipixuna onde abasteci e bati um papo com o frentista que se reclamou de um roubo do freio "D" completo da tornado e falou das dificuldades em arrumar peças pra tornado na cidade; mais á frente é Aurora, mãe do rio, São Miguel dei uma parada e liguei avisando que já estava perto, Santa Maria e castanhal minha casa;

Acredito que não exista alegria maior que chegar em casa e rever a familia depois de dias viajando.

Da estrada lembro do sol impiedoso, da chuva refrescante do cheiro de asfalto molhado após a chuva...infinitas retas que eram vencidas pouco a pouco; lembro que no nordeste ficava muito feliz de fazer as curvas de alguns morros que descíamos, mal sabia que iria passar um dia só fazendo curvas na Rio-Santos, gostosas porém perigosas curvas...; ficam as lembranças dos lugares onde passei, das pessoas que conheci, dos amigos que deixei, das maravilhosas paisagens desse imenso país, ora vistas, ora contempladas, ora apenas vistas rápidas... registradas na máquina digital ou na memória, dos aromas sentidos, enfim de tudo que foi VIVENCIADO nestes 22 dias de viagem, 12 Estados Brasileiros "Conhecidos", mais de 10.000 kms rodados.

Esta viagem foi diferente pelo fato de viajar em dupla, com meu parceiro de viagem Ivan Jr. foi uma experiencia nova, dividir as responsabilidades, ter que acompanhar o ritmo do parceiro e vice-versa. as vantagens em uma viagem em dupla ficam por conta da maior segurança, do apoio em caso de algum problema com a moto etc. Em contrapartida exige maturidade, paciencia e uma certa dose de empatia. A viagem solo, também possui suas vantagens, a autonomia de administrar o tempo, as paradas, porém exige mais responsabilidade com si mesmo e com a moto e mais atenção com a segurança.

Cada viagem é unica, não apenas pela rota que pode ser diferente da anterior, mas por permitir viajar pra parte desconhecida que temos, e nos conhecer, saber do que somos capazes, e saber nossas fraquezas e virtudes.

Somente em uma longa viagem podemos ter idéia da real dimensão do mundo exterior e ter noção da efemeridade da vida e do quanto somos pequenos, insignificantes face ao mundo real.

Aprendemos a valorizar as pessoas que se importam conosco que podem até ser poucas, mas elas estão lá a todo momento querendo saber onde e como vc está. encerrando o post aí vão as fts desse dia:

Estreito-To




Divisa Pa/Ma pela BR 010



Companheira de viagem suja



Vídeo da Ponte férrea - Estreito-To


>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Esta parte da postagem dedico às pessoas que estiveram conosco em algum momento, fizeram a diferença e contribuiram de alguma forma para o sucesso desta Viagem:

- Inicialmente ao Criador do Universo;
- Minha Família, pela compreensão de minha ausência nesses 22 dias e pelo apoio;
- Meu Mecãnico de Confiança (Leulis), pelos ótimos serviços executados em minha moto, já estou na terceira viagem e até agora não tive problemas de ordem mecânica;
- Ao Meu parceiro de viagem Ivan Jr;
- Ao Amigão Nelson Bad, que fez a diferença em mais uma viagem minha,(já tah virando rotina) rsss, obrigadão mais uma vez.
- Ao Amigo Alisson pelo apoio em Maceió;
- Ao Serjão e Turma de Aracajú;
- Aos amigos ILP e Familia de Feira de Santana;
- Ao Amigo Quasenada que tb encarou uma volta solo;
- A Nadja e familia pelo apoio em Niterói-Rj;
- À familia Tornadeiros representada pelo Barbosa, Miranda, Magno e demais Tornadeiros do Rj, pelo apoio, hospedagem e convivencia nos dias que estive no RJ.
- Ao amigo Luciano (Neolux) que nos acompanhou pela Rio-Santos;
- Á Tia de Ivan e Familia pela Hospedagem em Santos;
- BR'S da Baixada Santista: Mussolino, Silvio (Deputado), Oliveira e Cris; BR'S São Paulo: Beto Sampa, Claudenir, Faluga, Kadão e Outros.
- E muitas outras pessoas que tivemos contato e de alguma forma ajudaram com indicações, informações, etc.
A todos vocês meu sincero agradecimento.

Não posso esquecer também dos internautas que acompanharam a viagem aki pelo blog, dos comentários dos amigos nas fotos e links postados nas redes sociais, e aqui no blog.
Obrigado tb a todos vocês...

Dou por oficialmente encerrada esta viagem, citando esse poema que muita gente só conhece o primeiro parágrafo:

"Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu."
Fernando Pessoa

2 comentários:

  1. Parabéns Vet pela viagem!

    Começamos juntos essa viagem mas infelizmente não pude terminar junto contigo, já que tive que voltar as pressas de avião e despachar a moto de carreta.

    Mas foi legal te ter como parceiro de viagem, tirei aprendizados disso já que foi minha primeira viagem longa de dupla. Não sei de ti, mas se depender de mim poderemos fazer outras viagens.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Vlw, ivan, tb foi legal a viagem em dupla, hj fico rindo de algumas situações dessa viagem; mas tb aprendi muito com essa viagem toda; Engraçado que o trecho que viajamos em dupla mesmo foi somente de castanhal a Maceió, de lah tivemos o Alisson, a turma de aracaju, depois o Nelson bad e quasenada e finalmente o Luciano que veio conosco até santos; foi um puta viajão, aki no trabalho tem gente que pensa que é potoca minha kkkkkk; mas é assim mesmo; não sei tú, mas já estou planejando outras viagens. vlw

    ResponderExcluir

Dúvidas, críticas e/ou sugestões: deixe seu comentário.