Olhando o site do cxt600, achei um link sobre uma edição do rallye paris-dakar, só que era sobre carros, fuçando um pouco mais no youtube, encontrei esses vídeos que postei abaixo, sobre uma das primeiras edições desse famoso rallye(vi no vídeo que era a segunda edição). particularmente achei muito legal, moto é a Xt 500 a precussora da Xt 600 e da lendária teneré.
Era 1977 quando o francês Thierry Sabine participava do Rally Abidjan-Nice e se perdeu no deserto da Líbia. Após alguns dias completamente sozinho ele foi resgatado. Trauma? Não, nem um pouco. Ao retornar à França Sabine tinha um novo objetivo: criar uma Prova que tivesse longa duração e exigisse ao máximo dos Competidores.
O Projeto foi tomando forma rapidamente. O francês definiu a largada em Paris e a chegada em Dakar, no Senegal. Logo na primeira edição, em 1978, a Prova foi um Sucesso, reunindo Competidores de Moto também atrás desta grande Aventura.
No meu caso o Rally Dakar surgiu em minha vida quando meu irmão mais velho, o André Azevedo, resolveu ser um dos primeiros brasileiros a participar da competição. Eu era pequeno, mas lembro de ter decidido participar de competições bem naquela época.
O André voltou de sua primeira participação sem resultado, mas ainda com o sonho de retornar e concluir a maior prova do mundo. Achei estranho a persistência, mas hoje consigo entender perfeitamente essa vontade dele. Tanto que hoje somos sócios na empresa que viabiliza a Equipe Petrobras Lubrax, a Brasil Dakar Competições.
O Espírito do Rali é algo difícil de ser explicado. Essa sensação de ultrapassar obstáculos, cruzar horizontes, lutar para apenas chegar até o final... sem dúvida é algo que o Thierry Sabine conseguiu passar pra frente.
Sou grato a ele por ter resolvido desenvolver a maior Prova Off Road do Mundo. Infelizmente, Sabine não está mais entre nós, faleceu após um acidente de helicóptero durante uma tempestade de areia no deserto. Mas sabemos que foi embora fazendo o que mais gostava e creio que isto não tem preço... disse Jean Azevedo...
(Fonte: www.brasildakar.com.br)
Rally DAKAR, O Rally da Morte! . .
Confira o Histórico de Mortes do Rally Dakar
Pascal Terry, de 49 anos, morreu durante o 31º Rally Dakar, com o falecimento confirmado pela organização às 2h10 desta quarta-feira (7), ainda por causa desconhecida.
O francês foi a 52ª vítima do maior rali do mundo e nessa lista incluem jornalistas, moradores atropelados e até mesmo o próprio idealizador da prova, Thierry Sabine, que faleceu em um acidente de helicóptero, em 1986.
Veja o Histórico:
2007 - O piloto de moto sul-africano Elmer Symons morreu após sofrer um acidente na especial entre Er Rachidia e Ouarzazate, no Marrocos. E na 14ª etapa, o francês Eric Aubijoux teve uma parada cardíaca durante o deslocamento para Dakar e foi a 51ª vítima do maior rali do mundo.
2006 - O australiano Andy Caldecott, vencedor de uma das etapas do rali, cai da moto e morre em etapa na Mauritânia. Também foi registrada a morte de dois garotos que assistiam a prova.
2005 - Um dia após o motociclista espanhol Jose Manuel Pérez morrer no hospital de Alicante, na Espanha, em conseqüência de uma queda no rali, o italiano Fabrizio Meoni, bicampeão do Dakar, em 2001 e 2002, morre aos 47 anos de parada cardíaca depois de sofrer uma queda.
2003 - O estreante navegador Bruno Cauvy morre após um acidente nas dunas da última etapa, disputada na Líbia.
2002 - Daniel Vergnes, preparador de carros da escuderia Toyota Trophy, morre durante a 11ª etapa, na Mauritânia.
1997 - O motociclista Jean-Pierre Leduc morre quando o Dakar passava por Mali.
1996 - Entre as cidades de Foum El Hassan e Smara, Laurent Gueguen morre depois da explosão de seu caminhão.
1994 - O motociclista belga Michel Sansen sofreu um grave acidente e morre.
1992 - Entre Syrte e Sabham, na Líbia, Jean-Marie Sounillac e Laurent Le Bourgeois, em um carro de assistência, capotam e morrem. No mesmo ano, o Dakar faz o motociclista Gilles Lalay outra vítima fatal.
1991 - Charles Cabannes, piloto francês de caminhão, é atingido por uma bala perdida em Mali.
1988 - Kees Van Loevezijn, navegador holandês do piloto Daf de Van de Rijt, morre por causa de ferimentos depois de ser lançado para fora da cabine de seu caminhão. O co-piloto Patrick Canado morre depois de seu carro se chocar contra outro.
1986 - O motociclista japonês Yasuo Kaneko sofre acidente e morre. No dia 14 de janeiro, um acidente de helicóptero ao sul de Níger tira a vida do criador do Dakar, Thierry Sabine, assim como outras quatro pessoas que o acompanhavam: o cantor Daniel Balavoine, a jornalista Nathaly Odent, o piloto François-Xavier Bagnoud e o técnico de rádio Jean-Paul Lefur.
1983 - Jean-Noul Pineau, com uma Yamanha, morre em acidente em Ouagadugu.
1982 - O holandês Bert Oosterhuis morre depois de uma queda com sua Yamaha.
1979 - O motociclista Patrick Dodin sofre acidente fatal em Agadez-Tahoua.
Por: Thiago Biage
Fonte: www.motoraid.com.br
Rally Paris-dakar - Outras Histórias
sobre o rallye paris-dakar tem muitas histórias, Uma dupla de pilotos (se não me engano, da mitsubishi se perdeu. Naquela época, GPS era um sonho, eles saiam rodando o deserto de helicoptero para tentar achar os perdidos. Quando acharam os dois, eles já tinham tomado até a água do radiador e na arvore ao lado do carro os dois tinham amarrado duas forcas. Caso os caras não os achassem em mais dois ou três dias eles se matariam.......
Uma outra é sobre o criador do Dakar, Thierry Sabine. Ele participava do rally. Em um deles a moto dele quebrou. Eles largavam as motos e carros quebrados no meio do deserto, pois não tinham como tira-las de lá. Anos depois, Thierry parou de participar e ficou só na organização. No meio de um Dakar, ele avistou a sua moto, aquela, perdida anos atras, do helicoptero em que estava. Sua namorada falou para ele : "É um ciclo que se fecha !". No dia seguinte, Thierry morreu em um acidente de helicoptero.......- são 03 vídeos de aproximadamente 10 minutos cada, uma verdadeira raridade!!!
Um feliz 2011 para todos nós do On e do Off - Road!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dúvidas, críticas e/ou sugestões: deixe seu comentário.