quinta-feira, 19 de maio de 2011

Leitura do Livro/DVD - Transamazonica - Vantuir Boppré



Prezados, iniciei a leitura desse livro e breve assistirei tb aos dvd's do livro transamazonica e caminhos da américa do brother vantuir boppré.



Terminada a leitura, achei muito bom o livro pra mim foi muito esclarecedor, mesmo sendo paraense, não sabia onde começava e terminava a transamazonica; uma coisa que se repete nas histórias contadas pela maioria dos viajantes pelo estado, que nosso estado é uma terra sem lei, particularmente já estive em lugares considerados sem lei, como paragominas, tailandia e mojú, mas a fama do sul do pará nesse aspecto é de consenso geral, ainda não viajei ao sul do pará, mas terei cautela quando o fizer.
à primeira vista parece ser um livro/dvd onde se relata um feito, uma conquista, mas examinado mais a fundo, contextualizando, politico-social e ambientalmente, é muito mais que aventura, talvez nem o vantuir tivesse essa intenção, mas mostrou imparcialmente como é a vida do povo da amazonia, seus problemas, sua triste realidade, e constatou que continuamos abandonados, sendo apenas os culpados pela devastação da amazonia. um trecho do dvd que não me sai da memória é o trecho do dvd no qual o vantuir tinha se deparado com os vilões, na verdade heróis da história da transamazonica.
sobre a moto usada na expedição uma xt660, pra mim um motasso já andei em uma no asfalto, mas convenhamos que off road não combina com moto pesada e com excesso de bagagem, fazer o que se praticamente tudo que se precisa tem que estar em cima da moto??? acho que se o brother tivesse ido de lander ou tornado teria feito menos força quando precisasse empurrar ou levantar a moto de tombos... afinal são +/-170 kg de peso seco só da motoca e isso se faz muito importante quando tem que embarcar a moto em barcos/balsas; mas no caso do vantuir, qdo assisti o dvd realmente pra ele tinha q ser a 66, po o cara é um armário, rssss.
Como já falei em outras postagens, quem tiver afim de rodar pelo interior do pará ou amazonia em geral fatalmente usará as balsas para transpor os rios, muita cautela e manha na hora da negociação, basta ver que é turista pra extorsão começar.
No dvd, com as imagens e vídeos dá pra "sentir" (é a palavra correta,)a trip do vantuir, puts, só o fato de se estar no interior do pará sozinho já é um risco, quanto mais em uma estrada deserta, onde se roda kms sem uma unica alma viva, a não ser os bichos e entre esses incluam as onças, sucuris etc...
Acho que todo mundo que se diz ambientalista/ecologista deveria conhecer a fundo a realidade transamazonica,não a que é mostrada nos jornais e televisão. por que à primeira vista todo mundo culpa o povo da amazonia pelo desmatamento etccc, mas esquecem que essas pessoas (nordestinos principalmente), foram primeiramente ludibriadas e depois assentadas pelo governo da época, foram incentivadas a desmatar a floresta, e pagas pra abrir uma ferida que até hoje não cicatrizou no coração da floresta - a rodovia transamazonica, então acho muito fácil, culpá-los pelo desmatamento.
continua...

2 comentários:

  1. Aí Clau, terminei de ler o livro ontem. òtima leitura para quem tem espírito aventureiro. Prometi pro Vantuir que faria uma resenha do livro no fórum xtzlander. Dá um apoio e coloca algumas palavras do teu texto lá no post com o link pro teu blog. Falowwww. Diego

    ResponderExcluir
  2. terminei tb bem rápido, já estou tecendo alguns coments, ainda falta desenvolver mais. blza diego até o passeio domingo.

    ResponderExcluir

Dúvidas, críticas e/ou sugestões: deixe seu comentário.